No dia 27 de fevereiro, aconteceu em Diadema-SP, no CTG Meu Pago, a 14ª Convenção Brasileira da Tradição Gaúcha, evento que decide as regulamentações do tradicionalismo organizado em âmbito nacional. Reuniram-se delegados e tradicionalistas das federações afiliadas: Rio Grande do Sul (MTG-RS), Santa Catarina (MTG-SC), Paraná (MTG-PR), São Paulo (MTG-SP), Mato Grosso (MTG-MT), Mato Grosso do Sul (MTG-MS) e Planalto Central (MTG-PC), bem como a diretoria da Confederação. O Presidente da CBTG, João Ermelino de Mello, destacou a importância em debater os rumos do tradicionalismo gaúcho no Brasil. “Nosso movimento é grandioso e exige atenção, pois precisamos repassar à nova geração essa importância do debate para continuarmos lutando pela essência dos princípios tradicionalistas”, colocou o Presidente.

Após a formação protocolar da Mesa, execução dos Hinos (Brasil e Tradicionalista), foi realizada uma oração em versos declamada pela 2ª Prenda Mirim da CBTG, Anita Callai. Na sequência aconteceu o restante da solenidade de abertura do evento. Em seguida, o relator da Convenção, Francisco Fighera, leu as 19 proposições enviadas no prazo regulamentar. Ao final, desfez-se a sessão para reunir os delegados nas reuniões temáticas da invernada Campeira, Artística, Esportiva e do Regulamento Geral.
Após deliberação das reuniões temáticas, foram retiradas pelos autores algumas proposições e as aprovações e reprovações das propostas restantes foram apresentadas para a votação da plenária ou re-discussão, em alguns casos. Em reunião entre os Conselheiros da CBTG, decidiu-se reeleger a presidência do Conselho Diretor, representada por Orides Pompeo, que é patrão do MTG-SC.
A presidente do MTG do Planalto Central, Loiva Lopes Calderan, avalia como positiva a atuação da Convenção. “É sempre bom reencontrar e poder abraçar os amigos tradicionalistas e debater de forma saudável os rumos do tradicionalismo no Brasil”, disse a representante durante o encerramento do evento.

Texto: Aline Jasper (Jornalista/2ª Prenda da CBTG)
Fotos: André Brusamarello

Fonte: cbtg.com.br